17 de abr. de 2009

Jóias: Clementina Duarte no Museu



Próxima quarta-feira (22), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) recebe um dos maiores ícones da joalheria mundial. A pernambucana radicada em São Paulo há quatro anos, Clementina Duarte irá ministrar, a partir das 19h, a palestra “Jóia: arte e design”, abordando as mudanças no setor ao longo dos últimos anos. Conhecida como a primeira dama brasileira das jóias, Clementina tratará do tema com a experiência adquirida em quase 45 anos de carreira, iniciada em sua passagem pela Institut d’Art et Métiers, em Paris (França).

De acordo com a desginer, cada vez mais profissionais migraram para o universo da arte/design, o que possibilitou um estudo focado não apenas no valor estético, mas funcional e anatômico das peças. “Hoje existe o design e a ciência da arte que estuda também o corpo. Não é só o lado ornamental que entra na concepção das jóias.”

Formada em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, Clementina Duarte resolveu entrar no mundo das jóias ao perceber a necessidade de uma produção genuinamente brasileira na área. E é justamente a natureza e o ambiente de seu país sua maior fonte de inspiração para produzir peças com traços simples, mas bastante sofisticados.

Sua jóias já serviram de presente para autoridades do mundo todo, inclusive para a rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Recentemente Clementina foi considerada pela revista International Jeweler uma das melhores designers de jóias da atualidade

SERVIÇO

Palestra Jóias: arte e design com Clementina Duarte
Data: 22/04 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu do Estado de Pernambuco
Entrada Gratuita