21 de ago. de 2009

Diesel expõe roupas como frutos em Galeria asiática











Existem apenas duas galerias do denim Diesel, uma em Nova York e outra em Aoyama, no Japão. As duas têm a função de vender coleções limitadas da marca e funcionam ainda como espaço artístico. A asiática, que reabriu no dia 14 de agosto, inclusive também estendeu a arte ao próprio visual da loja, intitulada “Fábrica Natural”. A nova instalação é composta de canos que se ligam e se ramificam, imitando árvores. A proposta é que os canos sejam comparados ao denim, que as peças sempre aparecem na moda num foco voltado apenas na comercialização, com pouco destaque artístico. As roupas estão expostas próximas aos galhos das "árvores artificiais" para dar a impressão de frutos, que, assim como as peças de vestuário, passam por um longo processo de desenvolvimento até serem consumidas. Também há um apelo ecológico no cenário, já que o material dos canos é atóxico. Quem passar por lá até dia 31 de janeiro de 2010 vai poder conferir. O espaço renova a decoração duas vezes ao ano. No 2º andar, tem obras de novos artistas asiáticos expostas. Elas são substituídas a cada quatro meses.

14 de ago. de 2009

Ecologia para roupa infantil


Toda iniciativa em prol da ecologia vale a pena ser destacada. Recebi através de uma amiga o material desta marca mineira infantil: Gabriela Aquarela e me chamou a atenção a preocupação com o assunto. As estilistas valorizam o uso de fibras naturais, como o algodão, com o mínimo de processo químico, e estão utilizando também tecidos como o reciclato da Pettenati, que é feito de poliester apartir de garrafas pet.


Ah, também gostei da produção das fotos. Foram feitas e estudio, mas intereferência de objetos e as criançãs estão se divertindo. Uma maneira descontraída e natural de apresentar as roupas.

12 de ago. de 2009

Debates sobre moda em Recife


Gente, demorei a postar porque muita coisa aconteceu nestes últimos dias...


Participei de uma banca na Faculdade Senac e passei!!!
Estou dando aula de Produção de Moda.
Bem, imaginem que foi tudo tão de repente e aí tive que preparar plano de ensino, aulas, enfim... Estou muito feliz e preparando muita coisa interessante... Montei um cronograma muito legal, como eu queria que tivesse sido minhas aulas de produção. Vamos ver tudo mesmo: catálogos, vitrine, desfiles, editoriais, assessoria de imprensa, enfim, toda a parte de comunicação visual, o papel do produtor, o mercado local. Vou levar muita gente bacana para falar com as alunas. Tô empolgada! E vamos construir junto com outras disciplinas o projeto de conclusão desta turma! Ufa! É trabalho, mas quem me conhece sabe: Adoooorrooooo!!!!


Além da novidade do Senac, fui convidada para mediar uma palestra sobre Os rumos da Fotografia de Moda no Recife, com Carlos Cajueiro, Thomas Baccaro e Rentao Filho. Nem deu tempo de convidar por aqui, mandei email apenas, mas quero contar a experiência:

Renato não pôde ir, mas chamei Gustavo Penteado, analista de marketing do Shopping Recife, também apaixonado por fotografia e que vem promovendo cursos com profisisonais de fora sobre fotografia. Bem, foi muito rico o encontro. Mas, ainda tem mais debates como o de ontem: Confiram a programação do A Arte está na Moda e apareçam por lá. Vale a pena! Estou muito feliz por iniciativas como esta.